Sant'Ana do Livramento, cidade símbolo do Mercosul.
Sant'Ana do Livramento, cidade símbolo do Mercosul, localizada a 489 quilômetros de Porto Alegre, surpreende os visitantes com suas belas paisagens naturais dos pampas. Está pontilhado de encantadoras estâncias. Com vinhedos e vinícolas, propicia programas de enogastronomia. Tem uma culinária saborosa, enfatizando os cortes de cordeiro.
Oferece ainda a rica cultura campeira, acolhedoras pousadas e gente hospitaleira. A centenária Fazenda Palomas destaca-se no segmento do turismo rural e nela os amantes da boa mesa também encontram cardápios harmonizando carnes e vinhos de qualidade. Ela é base perfeita para explorar a região.
Outra opção de turismo rural é a Estância da Glória, que oferece atividades integradas à natureza, com trilhas naturais, cavalgadas e a culinária campeira, incluindo o churrasco de cordeiro, um dos emblemas de Sant'Ana do Livramento, ao lado do chimarrão. A propósito, a história da cidade tem raízes nos primitivos índios Minuano e Charrua.
Entre as atrações locais estão o Parque Internacional (na divisa Brasil-Uruguai), o Cerro de Palomas e o Lago Batuva. Os Campos a perder de vista, os cerros e o céu de amplo azul configiram os cenários para cavalgadas apenas com compromisso de chegar a tempo para saborear um churrasco de cordeiro feito na grelha, com fogo de lenha e temperado só na salmoura. O comércio da vizinha Rivera igualmente vale a pena,as duas cidades tem fronteira seca, separadas por uma linha imaginária.
Os passeios pela zona rural levam até estâncias e vitivinícolas que fazem parte do Projeto de Desenvolvimento Turístico do Pampa/Sebrae-RS. É hora, então, de curtir a linguagem regional, conhecer mais sobre a história da fronteira, participar das lidas campeiras e verificar as novas formas de ocupação econômica da região. Nesse contexto se insere a produção de vinhos.
A estação ferroviária de Santana do Livramento, restaurada a partir de um projeto da empresa ALL, orçado em R$ 1,7 milhão, o prédio agora abriga um centro cultural, com sala de cinema e exposição fotográfica permanente sobre a história férrea local. Theodore Roosevelt, o 26º presidente dos EUA passou pelo local, no início do século passado.